Close

Creche - cuidando da infância com amor

O programa oferece atendimento a 230 crianças de 0 a 3 anos e 11 meses em período integral. 

Com a proposta de cuidar e educar a criança como um ser humano integral em constante crescimento e desenvolvimento, interagindo com seu meio social, priorizando o aspecto lúdico e as brincadeiras como processo de aprendizagem que melhor se aplica à proposta pedagógica. 

Oferecemos também cinco refeições diárias, cuidadosamente supervisionadas por uma nutricionista. 

Centro de Juventude

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – PROJETO APRENDER E FORTALECER 

Múltiplas atividades para formação e cidadania

 

Atendemos 250 crianças e adolescentes de 06 a 15 anos em períodos de contra turno escolar, e são servidas duas refeições diárias. 

O programa oferta múltiplas atividades que favorecem a formação integral da criança, o fortalecimento da cidadania, a promoção da autonomia, o estímulo à aprendizagem, o intercâmbio através de uma rede de cooperação, a elevação da autoestima e o desenvolvimento do potencial criativo. 

Visamos estimular trocas de experiências e vivências, junto à família e comunidade, com o propósito de reduzir vulnerabilidades e fortalecer vínculos.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - Novas Aprendizagens

O programa atende 300 adolescentes, jovens e adultos, a partir de 14 anos em período matutino e vespertino. 

O objetivo é capacitar e qualificar para novas habilidades pessoais e técnicas, além de permitir possibilidades e potencialidades, vislumbrando acessar oportunidades no mundo do trabalho.

No módulo básico o Programa trata de temas transversais envolvendo a vivência social, familiar e sociocultural dos participantes, assim como assuntos relacionados ao mundo do trabalho e/ou identificados no território.

No módulo específico são oferecidas aprendizagens nas quais os(as) participantes desenvolvem habilidades relativas à área escolhida: 

Cursos Oferecidos:

Marcenaria, Tapeçaria de móveis, Informática Básica, Práticas Administrativas, Panificação e Confeitaria, Corte, Costura e Modelagem, Instalações Elétricas, Ajustagem Mecânica/Matemática Aplicada e Curso de Fotografia.

Projeto Tear e Atividades Artesanais - Puxando o fio da geração de renda

Incentiva a geração de renda e a melhoria das condições de vida de famílias em situação de exclusão e vulnerabilidade social ao oferecer capacitação em tecelagem artesanal e produtos artesanais para famílias de Poá e região. 

O desafio do projeto é reduzir a situação de risco social e possibilitar a inclusão socioeconômica das famílias, contribuindo para a empregabilidade, empreendedorismo e exercício da cidadania. 

Ou seja, as famílias em situação de risco terão a chance de se capacitar profissionalmente, obtendo renda e acesso a bens e serviços, o que deverá impactar diretamente na qualidade de vida dessas famílias.

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ – Oficinas de Formação

O programa oferece a formação profissional com cursos voltados para serviços bancários e rotinas de varejo, com oficinas diversificadas com temas transversais. Hoje atendemos a 100 jovens e adolescentes em turmas diárias.  

Realizamos o encaminhamento dos jovens aprendizes para empresas parceiras e também acompanhamos os jovens durante sua atuação como aprendiz. O objetivo é ajudar cada projeto de vida na busca por caminhos mais assertivos com planejamento, auto avaliação e autoconhecimento.

Programa de Educação Musical - Parceria com o Guri Santa Marcelina

O Guri Santa Marcelina é um programa de educação musical e inclusão sociocultural do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, atualmente gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura.

Por meio da educação musical de qualidade, oferece aos (às) alunos(as) e familiares, na maioria moradores de regiões de alta vulnerabilidade social, apoio e experiências capazes de transformar a realidade em que vivem com o estudo da música, essa arte universal que une os povos.

A parceria entre a Associação Santa Marcelina e o Reino da Garotada de Poá possibilita que crianças, adolescentes e jovens, com interesse no aprendizado musical, participem de oficinas de violão, cordas dedilhadas (cavaco, bandolim, viola caipira, violão tenor, violão sete cordas), percussão e bateria, guitarra e contrabaixo elétrico. 

Projeto Plantae: Viveiro Educador com árvores nativas e horta orgânica

Esse espaço educador é composto por um viveiro de árvores nativas e horta orgânica para produção e troca de conhecimentos e aprendizados coletivos a partir de estruturas e manejos agroecológicos.

É uma ferramenta para se desenvolver a Educação Ambiental de forma transversal com os atendidos. Envolve também toda a comunidade e funcionários do Reino da Garotada, com a realização de oficinas, vivências e formações para incentivar ações práticas e reflexões críticas sobre questões como conservação de recursos naturais, soberania alimentar, inclusão social, responsabilidade socioambiental, entre outros.

Como proposta desse projeto já plantamos mais de 1000 árvores nativas na instituição e vamos plantar mais!

A ampliação desse projeto veio com a criação de um espaço agroecológico e a construção de uma horta mandala, destinada à produção de alimentos orgânicos que, em breve, irão abastecer os pratos servidos às crianças, adolescentes, jovens e adultos que fazem diariamente suas refeições por aqui.