Close

Conheça nossa história

Houve uma vez um padre holandês que construiu um reino no Brasil. A história do Reino da Garotada de Poá é tão bonita e encantadora que poderia começar assim. Porque remete à realização de um sonho. 

Criada como uma associação civil, sem fins lucrativos, a instituição Reino da Garotada foi fundada em 1944 pelo padre Simon Switzar. Quem era aquele religioso da Congregação dos Sagrados Corações, que a partir de do início com um orfanato, acolheu crianças, adolescentes, jovens e famílias desamparadas, sem um lar, sem comida, sem escola? Nos primórdios do Reino há fotos de Padre Simon com crianças indígenas, pretas, pardas, brancas, imigrantes, todas acolhidas, recebidas com amor e cuidado. Hoje, muitas delas, adultas, agradecem ter encontrado o Reino da Garotada em seu caminho.  

A missão da instituição é proporcionar assistência, educação e capacitação profissional para crianças, adolescentes, jovens e famílias de baixa renda em situação de risco ou exclusão social, incluindo a formação moral e ética, visando a promoção humana e o pleno exercício da cidadania.

Estamos localizados na cidade de Poá, situada na região leste de São Paulo, com uma área arborizada de 90.000 metros quadrados, um espaço de muito verde com pássaros fazendo seus ninhos, flores nos jardins, horta orgânica, viveiro de plantas, num micro-paraíso ecológico, onde as edificações preservam a arquitetura original de inspiração holandesa, harmonizada com a cultura brasileira.

Temos mais de mil atendimentos diários em nossos diversos programas, que são os seguintes:  Creche, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Oficinas de Qualificação Profissional e Programa Jovem Aprendiz.

Nesses 79 anos de atuação já atendemos mais de 35 mil pessoas! 

Conheça a infraestrutura do Reino da Garotada de Poá

A instituição ocupa uma área de 90.000 metros quadrados com 10.000 de área construída, onde estão distribuídos os diversos programas oferecidos para a comunidade. Possui uma ampla área verde com jardins, árvores frutíferas e algumas espécies de aves e animais silvestres. Conta também com um viveiro educador, com mudas de plantas nativas e uma horta orgânica.

O Reino tem uma biblioteca que chamamos de Jardim Literário, com livros de diversos temas para toda a nossa comunidade apreciar, contribuindo com o incentivo à leitura.

Temos uma quadra poliesportiva com medidas oficiais, onde oferecemos a saudável e necessária prática de esportes.

O nosso consultório odontológico foi todo reformado e equipado para atender as necessidades dos atendidos.