Close

Memórias do Olhar

Memórias do Olhar

A implantação do projeto destinado a pessoas a partir dos 14 anos tem como fio condutor a memória e a construção de um novo olhar. Os participantes terão aulas práticas e teóricas de vídeo, fotografia digital e aprenderão a usar computadores para digitalização e tratamento de imagens. o trabalho terá como base a formação histórica e geográfica da região e a inclusão do Reino da Garotada de Poá no contexto sócio-educativo, redescobrindo nossa cultura e tradição, por meio da preservação e criação de imagens que farão parte das memórias do olhar, a imagem é a referência como linguagem artística. O aprendizado dos recursos de fotografia e vídeo abrirá as portas para um novo caminho vocacional e profissional, como também ensinará a apreciação e a reflexão estética, contribuindo para a formação de um público que não tem oportunidade para visitar galerias de arte, museus, ou outros espaços culturais.

Curso de Vídeo - Documentário

– introdução a produção audiovisual com ênfase em documentários.
– definição das pesquisas para a produção de documentários (a auto-imagem, a instituição, a comunidade).
– reflexões sobre a produção de vídeos documentários de curta metragens (técnicas de elaboração de roteiros e uso dos recursos de multimídia para o tratamento de imagens).
– laboratório de produção (teoria e prática dos aspectos técnicos das gravações)
– integração vídeo e fotografia: encontros dos grupos para visitas a exposições, discussões a respeito das produções de imagens e troca de experiências.

Curso de Fotografia

– história da fotografia e da imagem
– construção do auto-retrato
– pesquisa sobre a instituição e comunidade
– técnicas fotográficas (como fazer fotos)
– técnicas de tratamento de imagens ( como tratar imagens)
– utilização de recursos de multimídia ( blogs e comunidades)
– integração vídeo e fotografia: encontros dos grupos para visitas a exposições, discussões a respeito das produções de imagens e troca de experiências.